Principais sintomas da ausência de saúde financeira

Com mercados cada vez mais dinâmicos e competitivos, muitos profissionais liberais e empreendedores acabam investindo todos os seus esforços em estratégias de vendas e publicidade e, muitas vezes, não dão a devida atenção a um dos pilares fundamentais do negócio: a saúde financeira. 

Para se ter uma ideia mais ampla, 80% dos empreendimentos brasileiros encontram dificuldades ou “quebram” já no primeiro ano e, majoritariamente, o principal motivo de destaque para esse desastroso cenário está ligado à ausência de uma gestão financeira eficiente nas empresas.

Por isso, hoje preparamos um post exclusivo só para destacar alguns dos “sintomas” mais comuns e perceptíveis dessa ausência de saúde financeira nas pequenas e médias empresas e quais saídas viáveis o empreendedor deve buscar.

 

Vamos conferir?

Afinal, o que indica a ausência de saúde financeira em um negócio?

Na prática, são muitos os sintomas de falta de saúde financeira de um negócio. Porém, trazendo este tema especificamente para o mercado de profissionais liberais e empreendedores, podemos atrelar esses casos à uma dificuldade ou ausência total de uma gestão financeira.

Com isso, ao longo do tempo, esses sintomas de um mal planejamento e organização das contas passam a ser notórios. E são eles os principais:

Contas no vermelho

Se você deu início a um negócio, mas até então, não conseguiu acertar as contas e recuperar os investimentos como o previsto, este é, sem dúvidas, um sintoma de ausência de saúde financeira do negócio.

E as causas podem ser variáveis, desde um planejamento inadequado, até a incapacidade de cuidar de tudo sozinho. Isso é comum, pois, profissionais liberais que não têm um “setor financeiro” dedicado em seu negócio, acabam não conseguindo encontrar um equilíbrio ideal sobre as estratégias e controles da empresa.

Falta de tempo

Aproveitando o gancho do tópico anterior, a saúde financeira de um negócio autônomo requer tempo e dedicação. E como realizar isso tudo no papel de profissional liberal, que também precisa vender, divulgar, negociar etc.?

A gestão de tempo é pilar essencial para a saúde financeira de qualquer negócio, mas na prática, é desafiador para muitos empreendedores, em especial, aqueles que não contam com setor responsável para suas finanças.

Peso tributário e fiscal

Outro fator crucial e indispensável para manter a saúde financeira da atividade liberal em dia é o compromisso com o fisco. Afinal, essa questão é inevitável para qualquer negócio e, portanto, deve ser levada em consideração pela gestão financeira.

Porém, quando se sente, de fato, o peso dessas taxas na rotina do negócio, é sinal de que você precisa organizar tais contas, ou até mesmo, rever suas possibilidades de enquadramento. E para isso, uma consultoria especializada pode ser a solução mais estratégica para o negócio.

Controle financeiro ineficiente

Outro exemplo de sintoma de ausência de saúde financeira é não ter o controle eficaz de suas contas. Em outras palavras, você pode reconhecer o potencial de seu negócio, ter uma boa carteira de clientes, produtos e serviços de qualidade, mas no final do mês, o lucro não aparece como o esperado.

Na maior parte dos casos, isso se dá pela falta de controles, desde rotinas básicas de contas a pagar, até estratégias mais assertivas de onde investir. Seja por falta de tempo, seja por falta de ferramentas. E aí, mais uma vez, isso requer tempo e visão especialista para lidar com o problema.

Enfim, esses são alguns dos principais sintomas de ausência de saúde financeira dos negócios, em especial para atividades de profissionais liberais. Como bem vimos, a base desses problemas se encontra, principalmente, pela falta de tempo e de uma gestão especializada, o que nem sempre justifica, tendo em vista as inúmeras soluções de BPO e terceirização financeira disponíveis no mercado hoje.

Se você é profissional liberal e busca soluções para a sua saúde financeira, por que não contar com especialistas? Converse agora com nossos consultores e nos explique quais suas principais dificuldades em sua gestão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Saiba mais em Políticas e Privacidade

IRPF 2024

Agende com quem é especialista à mais de 30 anos, faça seu IRPF e tenha acompanhamento o ano inteiro