Veja os exemplos de Indicadores Financeiros para o seu negócio

O empreendedor só pode ter exata noção se o seu negócio está dando certo ou não a partir dos chamados Indicadores Financeiros.

Afinal, são essas métricas que permitem apontar, de fato, se a empresa gera lucros ou acumula prejuízos, assim como agrega uma visão mais ampla da gestão sobre riscos, históricos, previsões etc.

No entanto, criar, monitorar e analisar esses Indicadores Financeiros requer tempo, ferramentas e expertise, fatores que nem sempre estão disponíveis na rotina dos gestores e suas equipes.

Por isso, nesse post, vamos mostrar quais são os Indicadores Financeiros mais indispensáveis e como a terceirização da gestão financeira (BPO Financeiro) pode ser a melhor solução para o seu negócio.

Vamos conferir?

Quais os principais Indicadores Financeiros para uma empresa?

Os Indicadores Financeiros são métricas ou mecanismos calculados por meio de dados e informações obtidas nas demonstrações de resultados da empresa.

A partir deles, é que o empreendedor consegue enxergar, de forma exata e estratégica, como anda a saúde financeira de seu negócio e, consequentemente, quais tomadas de decisões serão necessárias daqui para frente.

Para exemplificar melhor quais são os principais Indicadores Financeiros de um negócio, nós listamos os seguintes:

Fluxo de caixa

Entre os principais Indicadores Financeiros, o fluxo de caixa é sem dúvidas um dos mais importantes e necessários na rotina da empresa. Porém, para que isso tenha algum benefício prático para a saúde do negócio, é fundamental que a análise e o monitoramento sejam diários.

Dessa forma, é papel de sua gestão financeira, seja ela própria ou terceirizada, emitir e enviar relatórios detalhados sobre o fluxo de caixa, assim como dar o suporte adequado sobre as informações ali descritas.

Margem líquida

A margem líquida é um Indicador Financeiro que permite apontar a porcentagem de lucro comparado à receita total do negócio.

Em geral, ela faz parte do DRE e oferece importantes dados sobre as finanças da empresa. Na prática, o cálculo da margem líquida se dá a partir da divisão do lucro líquido pela receita líquida, multiplicado por 100, gerando assim um resultado percentual.

Margem de contribuição

Outro exemplo entre os principais Indicadores Financeiros é a margem de contribuição do negócio, que permite indicar o nível de sustentabilidade da sua empresa.

Em outras palavras, ele aponta se o empreendimento gera receita suficiente para cobrir custos e despesas fixas, além de gerar lucro.

Isso é importante, pois analisar unicamente o faturamento nem sempre é sinal de lucratividade para a empresa.

EBTIDA

O EBTIDA, também chamado de LAJIR (Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda) é mais um dos principais Indicadores Financeiros indispensáveis em qualquer gestão. Afinal, ele permite demonstrar o real desempenho de sua empresa sem os custos que não fazem parte direta do negócio.

Assim, o EBTIDA serve para medir a capacidade de seus recursos em gerar lucro e avaliar o peso de outras despesas em seu caixa, como juros, impostos, taxas, depreciação, amortização etc.

E como um BPO pode ajudar com esses Indicadores Financeiros?

Como bem destacamos, o principal desafio de se trabalhar e monitorar diariamente os Indicadores Financeiros de um negócio é justamente a falta de tempo e de experiência na rotina do empreendedor.

Por isso, a terceirização da gestão financeira, também conhecida como BPO Financeiro, tem surgido como uma solução moderna, inteligente e extremamente eficiente para diversos negócios, o que inclui PMEs e profissionais liberais.

Na prática, o BPO Financeiro assume todas as atividades de sua gestão financeira e dá o suporte e assessoria especializada para suas tomadas de decisão, tais como relatórios gerenciais, orientações estratégicas e indicadores detalhados. Além disso, hoje, o BPO Financeiro pode ser um serviço completamente online, o que garante mais agilidade, segurança e flexibilidade para o seu negócio, independentemente de onde ele esteja.

Enfim, esses são alguns dos principais Indicadores Financeiros que toda empresa deve aplicar à sua rotina e como a terceirização da gestão financeira (BPO) otimiza esse processo.

E se gostou e quer saber mais como aplicar e monitorar esses Indicadores Financeiros em sua empresa, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e conheça mais sobre o BPO da Fiscotec.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Saiba mais em Políticas e Privacidade

IRPF 2024

Agende com quem é especialista à mais de 30 anos, faça seu IRPF e tenha acompanhamento o ano inteiro