Considerado uma tendência entre empreendedores liberais e pequenas empresas no mundo inteiro, o BPO Financeiro vem ganhando cada vez mais notoriedade no mercado nacional, especialmente por conta dos benefícios e vantagens que esse tipo de assessoria proporciona na prática.
Como especialistas no assunto, hoje resolvemos preparar um post exclusivo sobre o que é BPO Financeiro, em que ele agrega em sua gestão e, principalmente, por onde você deve começar para implementá-lo em sua empresa.
Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto ao ponto! Boa leitura!
Afinal, o que é BPO Financeiro?
Já imaginou aproveitar todo o seu tempo para se dedicar exclusivamente às questões estratégicas de seu negócio, enquanto as tarefas financeiras e burocráticas se resolvem sozinhas?
É justamente esse cenário que um BPO Financeiro proporciona aos profissionais liberais na prática! Em outras palavras, o BPO (Business Process Outsourcing) é a terceirização de processos de um negócio, no qual uma assessoria de gestão especializada passa a cuidar das tarefas gerenciais da empresa, enquanto você, gestor, ganha tempo e flexibilidade para suas estratégias e tomadas de decisão.
Já tenho um contador! Devo mudar para um BPO Financeiro?
Uma das principais dúvidas dos profissionais liberais e pequenas empresas é se escritórios de contabilidade e BPO Financeiro atuam da mesma forma. Definitivamente, não!
Enquanto seu contador é contratado unicamente para cumprir as obrigações fiscais do negócio, o BPO Financeiro funciona como uma assessoria de gestão muito mais ampla e estratégica, que garante desde o cumprimento e controle das rotinas burocráticas, até um suporte especialista para suas tomadas de decisão.
Entre as principais vantagens de um BPO Financeiro, podemos destacar:
- Controle de todas as rotinas financeiras, desde o contas a pagar, até o monitoramento detalhado de suas finanças;
- Eficiência que gera economia de tempo, dinheiro e energia;
- Planejamento estratégico da gestão;
- Mais organização na rotina do negócio;
- Redução de custos com mão de obra própria;
- Assessoria de gestão estratégica;
- Mais tempo e flexibilidade ao gestor;
- Tecnologia aplicada à gestão financeira de seu negócio.
Para quem é indicado o BPO Financeiro?
Qualquer negócio pode agregar benefícios com um BPO Financeiro, mas é entre profissionais liberais e pequenas empresas que essa tendência se destaca atualmente. Afinal, a terceirização da gestão financeira possibilita que empreendedores economizem investimentos e energia com as rotinas do dia a dia, possibilitando assim um crescimento mais rápido, seguro e eficiente de suas empresas.
São eles o principal público de um BPO Financeiro:
- Profissionais liberais de todas as áreas;
- Autônomos;
- MEIs;
- Gestores de pequenos negócios;
- Prestadores de serviços;
- Pequenos comércios.
E como implementar um BPO Financeiro em meu negócio?
Hoje, com a expansão do conceito de BPO, os serviços de terceirização e assessoria financeira estão espalhados por todo o Brasil. No entanto, na hora de escolher uma parceria realmente estratégica e que vá render resultados factíveis, é fundamental levar em consideração alguns fatores imprescindíveis.
Para exemplificar melhor, sempre avalie as questões abaixo antes de contratar um BPO Financeiro:
- Avalie a reputação e história da empresa;
- Confira a estrutura organizacional e se a empresa é composta por especialistas;
- Cheque todos os serviços ofertados;
- Analise a qualidade do atendimento; · Se informe sobre a capacidade tecnológica da empresa.
Enfim, essas são algumas dicas sobre como funciona um BPO Financeiro e como essa tendência pode agregar valores e vantagens práticas em seu negócio. Portanto, se você quer ganhar tempo, reduzir custos e melhorar o desempenho de sua empresa de forma estratégica, não hesite em investir nessa tendência.
Quer começar agora? A Fiscotec é referência nacional em BPO Financeiro para profissionais liberais e conta com uma equipe de especialistas prontos para te ajudar. Converse agora mesmo com um deles e confira as soluções exclusivas!